Synergy

Autor: Carlos E. Morimoto
http://www.hardware.com.br/tutoriais/tres-monitores/

Hoje em dia, é cada vez mais comum que usemos mais de um micro. Pode ser um desktop e um notebook, dois desktops (o primeiro para trabalho e o segundo para testes, por exemplo) e assim por diante.

Com a queda no preço dos equipamentos, o principal limite passou a ser a simples questão da utilidade e não mais a questão financeira. Mesmo alguém com poucos recursos financeiros, mas com vontade de aprender, poderia juntar 3 ou 4 micros usados e passar a fuçar, utilizando-os para tarefas diferentes.

Que tal então juntar vários micros e transformá-los em um único desktop? Isso é possível usando o Synergy, uma espécie de KVM via software, que permite transformar dois ou mais monitores (em micros diferentes) em um único ambiente de trabalho, onde o rastro do mouse pode circular livremente entre as telas, acompanhado pelo foco do teclado.

O resultado é algo muito similar ao que temos ao instalar vários monitores no mesmo micro, mas nesse caso utilizando micros diferentes, com sistemas operacionais diferentes. Até mesmo a área de transferência funciona perfeitamente, permitindo que você copie URLs e trechos de texto de um micro para o outro. Tudo é feito via rede, com uma baixa utilização do processador e um excelente desempenho.

Você pode, por exemplo, usar três micros, um rodando o Ubuntu, outro rodando o Mandriva e outro rodando o Windows e usar simultaneamente aplicativos dos três sistemas. Esta solução é muito interessante para administradores de rede, ou para qualquer um que precise acompanhar várias coisas ao mesmo tempo, ou usar vários sistemas diferentes simultaneamente. (continua)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s