História do vídeo game

História do vídeo game

por adblo, fonte Pt/Wikipedia, data 00:32 (9 horas atrás)

 

A história dos consoles de video game, video game (português do Brasil) ou video jogo (português de Portugal) narra o desenvolvimento dos consoles de video games, que começaram a ser populares na década de 1970.

Primórdios

Em 1949, o engenheiro Ralph Baer foi incumbido de criar a melhor televisão do mundo. Ele pensa em criar uma televisão interativa com jogos, mas a idéia não vinga. Anos mais tarde, em 1972, Ralph pensava se não havia algo mais interessante do que ficar mudando de canal com o controle remoto, foi que ele teve a idéia de desenvolver um jogo que seria conectado à televisão, ele apresentou sua idéia a um amigo seu que era engenheiro, surge daí então o primeiro jogo o Pong, a Magnavox resolve comprar o projeto de Baer, da Sanders Associates, e começa a desenvolver o Odyssey, o primeiro video game para ser conectado à TV. Sem esquecer que nessa época a Atari foi acusada por ele de plagiar o Odyssey.Enquanto isso, Nolan Bushnell, transforma o quarto da filha numa oficina e adapta o jogo Spacewar!, de Steve Russell, criando Computer Space, o primeiroarcade do mundo. Como os mainframes eram muito caros e ocupavam muito espaço, Bushnell criou a Computer Space, uma máquina só para jogar Spacewar. A experiência dá certo e ele passa a vender a novidade. A Nutting Associates se interessa e contrata Bushnell, temporariamente, para montar os arcades de Computer Space. Mais tarde Bushnell sai da empresa para fundar a Atari.

Década de 1970

O sucesso da Atari leva várias empresas a lançar consoles, mas somente a Coleco (abreviação de Connecticut Leather Company) consegue aprontar tudo para o Dia dos Pais. O video game Telstar Pong usava tecnologia similar às das máquinas de então.Enquanto isso, a Fairchild Camera & Instrument dá outro passo importante lançando o Fairchild Channel F, o primeiro video game programável. Congelar o jogo, alterar o tempo e a velocidade passa a ser possível com Fairchild Channel F. O joystick era bem interessante: o botão ficava na ponta do manche e podia ser rotacionado. Assim, Pong ganhava inclinação na “raquete” e podia rebater a bolinha em vários ângulos.Nessa época, surgem as primeiras críticas aos jogos eletrônicos violentos. Death Race, da Exidy Games, foi o precursor de Carmaggedon. Sair atropelando tudo o que viesse pela frente era o objetivo do jogo. Death Race serviu ainda de inspiração para a criação de outro jogo recente, Interstate 76.Com o mercado em crescimento, Bushnell vende a Atari para a Warner Communications, pois não vê outra maneira de mantê-la competitiva.

Década de 1980

A Nintendo começa a fazer testes em Nova York para vender o video game NES no mercado americano. Os varejistas estavam tão céticos em relação aos video games que a Nintendo teve de concordar em recomprar tudo que não fosse vendido pelas lojas. E mais: deveria reformular o design para se adaptar ao gosto dos americanos, para quem video game era acessório de TV, não um brinquedo. Para vender o console em lojas avessas aos video games, a empresa também inventou um robô, o R.O.B. Nessas lojas, ao invés de ser vendido como video game, o NES vira um pacote para jogos de robô. Apenas dois jogos saíram para R.O.B..Uma pistola para jogos como Wild Gunman, Duck Hunt e Hogan’s Alley, sucessos doarcade e do Famicom, no Japão, é lançada. Munido de ótimos jogos da própria Nintendo, e de conversões de sucessos do arcade como Kung Fu Master, da Irem, e o lendário Super Mario Bros, o NES não demora a virar sucesso nos EUA, apesar do lançamento patrulhado.

Década de 1990

A Nintendo lança a versão americana de Super Famicon, o Super NES, por de US$ 249,95. Jornalistas questionavam se o novo Mario seria o suficiente para atrair os fabricantes dedicados ao NES.A Sega joga pesado e põe Sonic the Hedgehog no vídeo game Mega Drive para competir com o novo console da Nintendo. O carismático personagem, que virou mascote da Sega, ganha as capas de muitas revistas que levantam o desafio: Mario ou Sonic, qual é o melhor?Acontece a primeira investida da Sony no mercado de vídeo games. A empresa propõe o lançamento de um CD-ROM, o PlayStation, para o Super NES. O periférico melhoraria as capacidades gráficas e sonoras com o novo formato em CD.

A Galoob Toys lança o Game Genie, um acessório que permite “mexer” no jogo: obter vidas infinitas e truques que deixam os jogos mais fáceis são os trunfos do apetrecho. Mais uma vez, a Nintendo não gosta nada da história. De acordo com a empresa, o Game Genie reduz o a diversão do jogo. A Nintendo perde a ação e o acessório continua sendo vendido. Ele é usado hoje em dia para rodar jogos no Nintendo, ultrapassando o chip de proteção do console (que com o tempo pára de funcionar direito). Quando a Galoob vai produzir uma versão para o Mega Drive, a Sega faz questão de ajudar a empresa.O considerado primeiro console de 64-bit foi o vídeo game Atari Jaguar, lançado em 1993. Com pouco marketing e títulos decentes, foi um fracasso e a última tentativa da Atari em hardware. Outro console fracassado da quinta geração foi o vídeo game 3DO, que apesar da publicidade e apoio de desenvolvedoras, teve vendas abatidas pelo preço alto.A quinta geração marcou o advento dos jogos em 3D, como Super Mario 64, Tomb Raider e Final Fantasy VII, além de mais realismo e ação ao invés da fantasia e velocidade de jogos como Sonic e Mario.

Década de 2000

A sexta geração, a dos 128-bit, e começara com o lançamento do video game Sega Dreamcast (1998 no Japão, 1999 nos Estados Unidos). Embora o Dreamcast tivesse sido bem aceito, as vendas caíram no momento em que a Sony anunciou o lançamento do video game PlayStation 2 para 2000. Em 2001, a Sega abandonou o console e passou a dedicar-se exclusivamente á jogos. O console vendeu 10 milhões de unidades.O PlayStation 2, lançado em 2000, continuou o legado de sucesso do video game PlayStation. Apoiado pela compatibilidade com jogos do original, o fato de rodar DVDs, e apoio da maior parte dos desenvolvedores, o vídeo games PS2 vendeu 100 milhões de consoles em 5 anos.A Nintendo anunciou em 1999 que estava desenvolvendo o sucessor do vídeo game N64, com processadores desenvolvidos pela IBM. Originalmente com o codinome “Dolphin”, em 2000 o video game fora batizado como Nintendo GameCube, e lançado em 2001. Com medo da pirataria, a Nintendo não fez jogos em DVDs normais, mas em mini-DVDs com capacidade para 1,5 gigabytes. Devido á essa mídia diferente, e a imagem “familiar” da Nintendo, muitos fabricantes não colaboraram com o console. Apoiado principalmente por jogos da própria Nintendo, o video game Game Cube já vendeu mais de 20 milhões de unidades.Em 2001, um novo competidor entrava no mercado: a gigante do software Microsoft, com o video game Xbox. Também compatível com DVDs, e com um disco rígido para salvar jogos e músicas, o console possuía poucos jogos exclusivos (como a bastante vendida série Halo), mas geralmente recebia as melhores conversões. A Microsoft alcançou o 2o lugar no mercado, com 33 milhões de unidades.

A sétima geração começou em 2005, com o novo video game da Microsoft, o Xbox 360.

A Nintendo lançou o video game Wii em 19 de Novembro de 2006 no Japão e a Sony com seu Playstation 3, lançou em 11 de Novembro de 2006 no Japão, e 17 de Novembro de 2006 nos EUA, e tem previsão para lançar em Março de 2007 na Europa. Ambos tem joysticks com sensores de movimento, para “revolucionar a forma de jogar”, apesar de a Nintendo ter apostado mais nestes sensores do que a Sony, uma vez que permite muito maior variedade de movimentos, enquanto a segunda descrita melhorou os gráficos, tornando-os incrivelmente realistas e introduziu sistema Blu-ray, o sistema patrocinada pela Microsoft no seu console, Xbox 360 é o HD-DVD, capaz de armazenar até 25 GigaBytes de dados em uma unica camada, contra 60 GigaBytes do Blu-ray em camada dupla.(o HD-DVD é patrocinado também por empresas como a Toshiba, Sanyo, RCA, Microsoft, Intel e no lado do Blu-ray por exemplo temos a Sony, Philips,TDK, Sun Microsystens, Dell, Pioneer e Apple).Em 2006, a Nintendo e a Sony revelaram os mais novos consoles, que já estavam em teste há alguns anos. Mas quem mais se destacou nessa geração (até o momento) foi o video game da Nintendo, o Wii, pois o preço de produção é baixo, jogos com custo baixo, além disso, um preço baixo aos compradores.

O Nintendo Wii também teve como codinome Nintendo Revolution. Possui um controle parecido com um controle remoto, o qual tem com sensores que possibilitam que o jogador interaja com o jogo, movimentado o controle de um lado para o outro. Também o jogador tem a opção de conectar o Wii ao Nintendo DS ou à Internet, a qual é novidade no ramo da empresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s