Ubuntu Linux com cara de Mac OS X

Para quem não tem possibilidades de comprar um Mac ou mesmo um Mac OS que tal deixar seu computador ao menos parecido com este tão aclamado sistema operacional?

No Gnome podemos configurar perfeitamente estes recursos. Segue um pequeno vídeo que gravei de meu próprio Desktop configurado como no Mac. Mais abaixo ensinarei como proceder para deixar o seu igual.
CLIQUE AQUI com o botão direito e selecione “Salvar Destino Como”. (Não use plugins para ver do browser pois o filme deve ser visto em tela cheia apenas e o plugin pode cortar a imagem).

 

Primeiramente instale os mesmo temas que eu utilizei abaixo (Sistema > Preferências > Temas):
Sistema Operacional: Ubuntu Linux 5.10 Breezy
Ambiente Gráfico: Gnome 2.12
Tema GTK: Platinum
Tema Metacity: T-ish
Tema Ícones: SnowIsh (Recomendo o PNG que pesa menos. Mas você pode usar o SVG)
Wallpaper: Aquablue
Após configurar tudo isto, devemos configurar o Metacity (borda das janelas) para que os botões fiquem na ordem do Mac OS (na esquerda).
Aplicações > Ferramentas de Sistema > Editor de Configurações
Vá nas chaves: apps > metacity > general e localize a chave button_layoyt. Altere o conteúdo dela para close,minimize,maximize:menu. Isto deve dar conta.

Agora precisamos configurar para que um duplo clique na borda da janela faça com que ela se enrole e não maximize. Para isso vamos em Sistema > Preferências > Janelas. Na opção Ação da barra de título marque a opção Enrolar.

Agora vamos configurar as fontes para um tamanho um pouco menor. Vá emSistema > Preferências > Fonte. Eu coloquei tudo Verdana tamanho 8 aqui, mas você pode trocar. Recomendo usar tamanho 8, mas a fonte de sua preferência.

Agora só falta aquela barrinha bonitinha e animada abaixo. Trata-se do Gdesklets. Para instalá-lo execute o comando sudo apt-get install gdesklets. Abra o programa no menu Aplicações > Acessórios > Gdesklets e vá em Arquivo > Instalar Pacote. Instale o seguinte pacote que se encontra AQUI. Feito isto o Desklet StarterBar deve aparecer na lista. Dê um duplo clique nele e quando ele aparecer, mova o mouse até o desktop e clique la com o botão esquerdo. Vá arrastando os ícones do menu para dentro da barra e use o botão direito para editar os lançadores. Eu aqui editei todos e troquei por ícones da própria barra do Mac OS X que encontrei pela internet. Tem alguns legais AQUI.

Estamos quase lá! Agora vamos configurar o Gnome para que abra a barrinha do Gdesklets automaticamente no Login. Vá em Sistema > Preferências > Sessõese na aba Programas Iniciais adicione o comando gdesklets na posição 50.

Pronto! Você já tem um sistema igualzinho o Mac OS X na aparência. Se você ainda quiser uma Splash Screen legal para colocar no Gnome, tente ESTA AQUI.

Agradecimentos ao LaSSarD pois me inspirei num Desktop dele pra fazer o meu.

http://www.tuxresources.org/blog/?p=30

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s