CMM

Este nível é particularmente importante pois é o ponto de partida para o estabelecimento de Processos de Software confiáveis e também pelo fato de que a grande maioria das empresas no mundo encontrarem-se no Nível 1. Alem disso, segundo estudo comparativo realizado na implantação do CMM em diversas empresas constatou-se que é na transição do Nível 1 para o Nível 2 que se consome mais tempo e esforços.

Agora estaremos detalhando este nível de acordo com seus procedimentos, objetivos e compromissos que a empresa deve adquirir para passar do nível 1. Para estar neste nível, a empresa deve ter o mínimo de controles básicos para o gerenciamento de software. Para que possa repetir os sucessos adquiridos com projetos passados e ter um histórico de seus erros para estes não serem cometidos novamente. Tem-se uma preocupação exclusiva com a Gerência, pois segundo o CMM, os aspectos gerencias são os mais imediatos na grande maioria das empresas, e além disso, de pouco adianta solucionar problemas técnicos se a parte que coordena todo o desenvolvimento não possui o mínimo de controle de processos.

Então, é criado um ambiente controlado para se desenvolver software, a partir deste ambiente, que está debaixo de um controle efetivo de um sistema de administração de projeto, a empresa pode repetir o seus sucessos além de saber estabelecer prazos e cumpri-los o mais cedo possível. Este ambiente controlado servirá de base para os novos projetos, então tem-se um processo. Este processo será conduzido pelo grupo SEPG(Software Engineering Process Group – Grupo de Processos de Engenharia de Software, que explicado no capítulo anterior), este grupo especificamente criado não é obrigatório no Nível 2, como já foi dito, mas é ele que vai conduzir as melhorias do processo de desenvolvimento de software, assim como fazer verificações e testes para que estes processos estejam consistentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s